Home Close

Close

The Last Carnaval: Age of Dollynho

The Last Carnaval: Age of Dollynho

Created by Wadson Pontes

Conceito Geral

    Em um futuro não muito distante, uma guerra é iniciada entre as facções dos brasileiros, vacas abduzidas por aliens, robôs e dinossauros aborígenes, com o apoio universal das formigas mercenárias mutantes.  No jogo analógico, do gênero tático, voltado para o publico adolescente e jovem, em  The Last Carnaval: Age of Dollynho você assume o papel de uma das facções em busca do objetivo maior: a última fonte de Dollynho da terra.

História


    No ano de 2028, após a febre do cachorro loiro nações resolvem começar uma guerra para ver no que que da. Se inicia-se assim a Terceira Guerra Mundial.
    As maiores potencias do mundo se juntam e constroem robôs com topete. Para poupar os seus exércitos de humanos essas nações começaram a colocar os robôs na linha de frente comandados pelo General robô topetudo.
    Robôs começam a desconfiar de que tem alguma coisa de errado pois o número de humanos no exército diminuía dia após dias enquanto o número de robôs em combate aumentava.
    O General topetudo inicia assim uma investigação e rapidamente descobre tudo. Mas ao repassar a informação ao seu exército de robôs ele é executado.
    Enfurecidos o exército de robôs extermina todas as nações da terra, menos uma.
    Os brasileiros não participaram da guerra pois estavam curtindo o carnaval e só perceberam quando a guerra já tinha acabado.
    Percebendo a oportunidade de adquirir Dollynho fácil os alienígenas enviam suas vacas abduzidas dando-lhes a missão de derrotar os robôs e os brasileiros e trazer o Dollynho.
    Com o barulho das explosões feito pela guerra os Dinossauros acordam do sono profundo com muito sede de Dollynho.
    Formigas se transformam em tanajuras bodybuilders burras com a radiação das bombas nucleares e buscam ajuda para conseguir Dollynho. Em troca de Dollynho elas entram para o exército de qualquer um.
    Está declarada a guerra! Todos contra todos: robôs, brasileiro, vacas e dinossauros! Escolha seu lado!

Personagens

Brasileiros 

    Facção contendo os humanos sobreviventes da Terceira Guerra Mundial que ocorreu no período do carnaval de 2028 e por isso os brasileiros acabaram não participando da guerra e por conseguinte sendo os únicos humanos sobreviventes.

    Sua fixação por Dollynho já é de longa data, mas com a escassez de alimentos ele deixou de ser um desejo para se tornar uma necessidade.

   Por terem o melhor treinamento militar para a selva e com a força da suprema zoeira, essa facção é bem mais forte do que aparenta.

    Suas estatísticas básicas são:

  • Ataque 4
  • Defesa 2

Dinossauros 

    Pensávamos que apenas as aves foram o que restou desses imponentes animais, porém essa nova facção aborígene na verdade nunca tinha entrado em extinção de fato. Esse grupo sobrevivente é o resultado de uma evolução absurda de Megaraptores que surgiram no Cretaceo e dominaram a América do Sul, Africa e Oceania. Umas de suas principais adaptações ao ambiente hostil do inverno nuclear foi a hibernação de longo prazo e uma plumagem muito mais resistente que permitiam a sua sobrevivência.

    A detonação de bombas nucleares na Terceira Gerra Mundial fez com que eles acordassem do sono profundo e também permitiu com que o Dollynho infiltrasse nas cavernas onde eles dormiam, de modo a fazer eles evoluírem ainda mais rápido e ficassem mais inteligentes (não tão inteligentes a ponto de desviarem de meteoros), de modo a entenderem melhor o valor do Dollynho.

    Suas estatísticas básicas são:

  • Ataque 1
  • Defesa 5

Robôs 

    Facção de androids com baterias movidas a açúcar construídos por nações desenvolvidas para morrerem na guerra e poupar os soldados humanos, mas ao descobrirem isso os robôs, que usavam o tipo do topete de acordo com as patentes dos soldados e uma homenagem ao líder supremo topetudo,  se rebelaram contra as nações.

    Após a morte do líder supremo, os robôs vencem a guerra e partem para a busca do Dollynho para tentar ressuscitar seu líder e recarregar suas baterias.

 Suas estatísticas básicas são:

  • Ataque 5
  • Defesa 1

Vacas 

Facção de abduzidos por alienígenas que foram adestrados e melhorados geneticamente para serem seus guerreiros e conseguir o Dollynho para os seus mestres.

    Após o fim da Terceira Guerra Mundial e quase que a extinção dos humanos, elas foram enviadas a terra para cumprir suas missões.

    Suas estatísticas básicas são:

  • Ataque 2
  • Defesa 4

Formigas 

    Facção de insetos que sofreram mutação genética após a radiação produzida na Terceira Guerra Mundial e acabaram aumentando de tamanho e se tornando tanajuras bodybuilders não muito inteligentes.

    Depois de provar do doce néctar do Dollynho, as formigas ficaram viciadas, mas não sabiam onde encontra-lo então passaram a servir outras facções em troca de Dollynho.

 Suas estatísticas básicas são:

  • Ataque 3
  • Defesa 3

Mecânicas

Versão 1.0

1.    O objetivo é conquistar a última fonte de Dollynho.

2.    De 2 a 4 jogadores.

3.    Cada jogador começa com uma das 4 facções sorteadas aleatoriamente.

4.    Recursos iniciais:

    4.1    1 000 Dollynho;

    4.2    5 soldados;

    4.3    1 Carta Objetivo;

    4.4    1 terreno sorteado aleatoriamente.

5.    Carta Objetivo contém a missão a ser feita em no máximo 10 turnos. Ao ser feita o jogador recebe 1 000 Dollynho.

6.    Cada terreno gera 100 Dollynho por turno que são recebidos assim que começa sua vez.

7.    Ã‰ eliminado o jogador que ficar sem exército e/ou sem territórios.

8.    Apos 10 turnos, se houver mais de 2 jogadores, o jogador com menos Dollynho é eliminado e seu Dollynho vai para o seu aliado (se ele tiver). É entregue novas Cartas Objetivo para os que restaram.

9.    Quando houver apenas 2 jogadores esses devem lutar até a condição 7 seja atendida.

10.    As jogados possíveis são:
    10.1     Mover um ou mais soldados para um território adjacente a ele. Ao mover-se no mínimo um soldado não formiga para um território vazio ele será considerado conquistado e passará a gerar Dollynho a partir do próximo turno. Ao mover-se de modo a deixar um território sem soldado não formiga ele deixará de ser seu e não gerará mais Dollynho a partir do próximo turno. Não é possível mover soldados para territórios dominados por inimigos, apenas por aliados;
    10.2    Atacar um território adjacente ao território atacante. A batalha consiste no lançamento de 3 dados por ambas as partes e tendo o seu resultado somado com a quantidade de seus soldados e com a estatística base do exército (em caso de haver mais de um tipo de exército é considerado a maior estatística entre eles) correspondente a situação que no caso do atacante é o ataque e do defensor é a defesa. Se o resultado do atacante for menor ou igual que o do defensor então o atacante perde 50 de Dollynho pelo esforço em vão. Caso contrário o defensor perde todo seu exército na região e o atacante tem o direito de mover a quantidade que quiser de soldados do território atacante para o território atacado;
    10.3    Puxar uma Carta de Power Up que poderá ser usada em no máximo 3 turnos;
    10.4    Contratar em qualquer território dominado 2 formigas mercenárias por 50 Dollynho. Não há limites de formigas contratadas;
    10.5    Tentar aliança com outro jogador. O jogador poderá aceitar ou não. Jogadores com aliança não podem se atacar e podem mover exército para o território do aliado de modo que quando esse território atacar/for atacado o aliado pode ou não conceder seu exército como reforços para seu aliado nessa batalha;
    10.6    Recrutar em qualquer território dominado 1 soldado. O limite de soltados recrutados é igual ao dobro do número de territórios dominados.
11.    As estatísticas base das facções são:
    11.1    Brasileiros: ATK: 4 / DEF: 2;
    11.2    Vacas: ATK: 2 / DEF: 4;
    11.3    Dinossauros: ATK: 1 / DEF: 4;
    11.4    Formigas: ATK: 3 / DEF: 3;
12.    Rascunho do mapa que inicialmente cada terreno iria gerar quantidades diferentes de Dollynho:


Versão 2.0
1.    O objetivo é derrotar todos os inimigos para conquistar a última fonte de Dollynho.
2.    De 2 a 4 jogadores.
3.    É sorteado uma facção aleatoriamente para jogador.
4.    Recursos iniciais:
    4.1    0 Dollynho;
    4.2    2 soldados;
    4.3    0 formigas;
    4.4    1 terreno especifico no mapa para a facção.
5.    No início da vez o jogador recebe 50 Dollynho por território, paga 10 Dollynho por soldado não formiga e recebe uma carta de Power Up;
6.    É eliminado o jogador que fica sem território, ficar devendo Dollynho ou tiver menos Dollynho no final da rodada.
7.    Um rodada dura 10 turno. Ao final de cada rodada é eliminado a facção que tiver menos Dollynho exceto quanto tiver apenas 2 facções, essas deveram lutar até o item 6 ser satisfeito.
8.    As jogados possíveis são:
    8.1    Mover um ou mais soldados para um território adjacente a ele. Ao mover-se no mínimo um soldado não formiga para um território vazio ele será considerado conquistado e passará a gerar Dollynho a partir do próximo turno. Ao mover-se de modo a deixar um território sem soldado não formiga ele deixará de ser seu e não gerará mais Dollynho a partir do próximo turno. Não é possível mover soldados para territórios dominados por inimigos;
    8.2    Atacar um território adjacente ao território atacante. A batalha consiste em pequenas batalhas 1 contra 1 priorizando as formigas até que todos tenham batalhado ou o atacante pare o ataque. Cada jogador lança 3 dados e o resultado é somado com o ataque do atacante e a defesa do defensor respectivamente. O soldado que perder a batalha morre. Caso empate nem um soldado morre;
    8.3    Contratar em qualquer território dominado 1 formiga mercenária por 20 Dollynho;
    8.4    Recrutar em qualquer território dominado 1 soldado.
9.    As estatísticas base das facções são:
    9.1    Brasileiros: ATK: 4 / DEF: 2;
    9.2    Vacas: ATK: 2 / DEF: 4;
    9.3    Dinossauros: ATK: 1 / DEF: 4;
    9.4    Formigas: ATK: 3 / DEF: 3;
10.    Rascunho do mapa:


Estilo Artístico

Todos as imagens usadas no protótipo feito em JavaScript são imagens gratuitas retiradas do site pixabay.com. São elas:

Pontos Inovadores

Além do enredo peculiar, carregado de humor, o jogo inova em mesclar características de múltiplos gêneros, tornando-o mais singular.  

Alguns dos pontos que merecem destaque são:

A dinâmica das rodadas;

A forte estratégia envolvida onde diferentes caminhos podem levar a vitória;

O jogo se torna mais dinâmico que alguns concorrentes conhecidos por suas partidas longas devido a eliminação obrigatória do mais fraco ao fim de cada rodada;

Cartas que adicionam imprevisibilidade e aleatoriedade à jogatina.

Aumento da competitividade entre os jogadores;

Referências de Jogos

Em questão de mecânica, o jogo de tabuleiro "War" é uma das principais inspirações do projeto. As principais implementações foram o sistema de domínio de territórios, formação de alianças (este acabou sendo removido, devido a sua inviabilidade durante a partida)

Em adição, buscando tornar o jogo único, adicionamos elementos como estáticas de batalhas simples, de ataque e defesa, inspirado bastante nos duelos de Yu-Gi-Oh Vanilla.

Há ainda inspiração no famoso jogo de cartas colecionáveis: Hearthstone, que foram a base do sistema de Power Up's do jogo. 

Tentamos implementar ainda um sistema de árvore de habilidades passivas, típica dos MMORPG's, algo que acabou não sendo muito atrativo devido a complexidade  gerada ao adiciona-lo no jogo.



Passos Executados

1.    Foi feito uma sessão de Brainstorm com várias equipes que a partir de pequenos tópicos sugeridos por integrantes gerou-se um Conceito Geral do jogo.
2.    Foi feito um segundo Brainstorm agora com todos os integrantes da equipe incluindo designs, programadores e artistas para decidir o gênero e a temática do jogo.
3.    A partir do gênero escolhido foi desenvolvido um esboço de como seria a jogabilidade e a história do jogo.
4.    Foi desenvolvido o primeiro protótipo do jogo com cartolina e balinhas.
5.    Foi escrito a primeira versão das regras do jogo.
6.    Foi feito os primeiros testes com os próprios componentes da equipe.
7.    Com ajuda dos testes foram feitos os primeiros ajustes e balanceamentos.
8.    Foi desenvolvido um protótipo em JavaScript afim de aprimorar os testes.
9.    A segunda bateria de testes foi executada no protótipo em JavaScript.
10.  A segunda versão (versão final) das regras é lançada.

Registro de Modificações

1.    A mecânica de batalha foi alterada, deixando de ser pequenos confrontos 1 vs 1 para se tornar um combate único todos vs todos.

2.    A fonte de Dollynho deixou de existir por gerar muito dinheiro a quem a conquistar impossibilitando contra-jogo.

3.    Os territórios deixaram de gerar valores variáveis de Dollynho e passaram a gerar uma quantidade fixa de 100 Dollynho.

4.    A possibilidade de fazer alianças foi retirada do jogo por não fazer muito sentido se aliar com alguém que precisar ser eliminado para eu vencer. Em nem um dos testes alguém cogitou fazer uma aliança.

5.    Cartas Objetivo foi removido devida a existência de outra mecânica com cartas.

6.    A Árvore de Habilidades foi removida devido a alta complexidade fugir da concepção inicial do jogo.

7.    A quantidade de exército não depende mais da quantidade de Dollynho e sim da quantidade de territórios ( no máximo o dobro da quantidade de territórios).

8.    Os territórios passaram a gerar 50 Dollynho ao em vez de 100.

9.    Foi implementado um limite de 1 formiga contratada por turno.

10.    O preço para contratar uma formiga agora é 20 Dollynho e não 50.

11.    O recrutamento de soldados deixou de ser gratuito e passou a consumir 10 Dollynho por turno.

12.    A quantidade de soldados não depende mais da quantidade de territórios, pois eles já custam Dollynho todo turno e isso já ira limitar naturalmente a quantidade de soldados.

13.    A mecânica da batalha voltou ao que era antes, agora consiste em vários pequenos combates 1 vs 1 semelhante ao jogo de tabuleiro War.

14.    Os recursos inicias agora são: 0 Dollynho, 2 soldados, 0 formigas e 1 território.

15.    Os territórios iniciais das facções não são mais sorteados aleatoriamente, pois poderia gerar a extinção de uma facção antes mesmo da sua primeira jogada caso uma outra facção tenha começado em um território adjacente.

Ideias e Possibilidades Adicionais

Alguns ideias que não foram possível a implementação, seja por falta de recursos, falta de tempo ou algum outro tipo de limitação:

1.    Vários tipos de formigas para contratar com valores e estatísticas variáveis.

2.    Uma versão online do protótipo em JavaScript.

3.    Inserção do mapa hexagonal na figura de um país.

4.    Protótipo físico completo, com pinos, tabuleiro e cartas a caráter.

5.    Licenciar o jogo com o guaraná dolly e realmente lançá-lo seria engraçado.